CartaExpressa
STF marca sessão para confirmar a decisão que encerra o mandato de Zambelli
A votação ocorrerá no plenário virtual da Primeira Turma
O presidente da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, agendou para esta sexta-feira 12, das 12h às 18h, um julgamento para referendar a decisão do ministro Alexandre de Moraes que decretou a perda imediata do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).
A análise no colegiado ocorrerá no plenário virtual, modalidade em que os ministros inserem seus votos no sistema da Corte, sem a necessidade de uma sessão presencial.
Compõem a Primeira Turma, além de Dino e Moraes, os ministros Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.
Moraes anulou, nesta quinta-feira 11, a decisão da Câmara de rejeitar a cassação de Zambelli. Segundo o relator, a deliberação da Casa é um ato nulo por ser inconstitucional, “presentes tanto o desrespeito aos princípios da legalidade, moralidade e impessoalidade, quanto flagrante desvio de finalidade”.
O STF condenou Zambelli a dez anos de prisão pela invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça e decretou a perda do mandato parlamentar. Assim, segundo Moraes, caberia à Mesa da Câmara apenas declarar formalmente a vacância do cargo, conforme estabelece a Constituição Federal. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), optou, porém, por submeter aos seus pares o desfecho do caso, ignorando a ordem do Supremo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Moraes anula decisão da Câmara e manda Motta empossar o suplente de Zambelli
Por CartaCapital
Quem é Coronel Tadeu, suplente que deve ficar no lugar de Zambelli na Câmara
Por Wendal Carmo
Líder do PL chama Moraes de ‘ditador psicopata’ por decisão sobre Zambelli e promete reação
Por CartaCapital



