CartaExpressa

STF mantém suspensão de lei do MT que previa penas para ‘invasor’ de propriedade

No mês passado, o ministro Flávio Dino suspendeu a norma estadual

STF mantém suspensão de lei do MT que previa penas para ‘invasor’ de propriedade
STF mantém suspensão de lei do MT que previa penas para ‘invasor’ de propriedade
Plenário do STF. Foto: Gustavo Moreno/STF
Apoie Siga-nos no

O Supremo Tribunal Federal referendou decisão cautelar do ministro Flávio Dino e manteve a suspensão de uma lei do Mato Grosso que previa sanções a “invasores” de propriedades privadas urbanas e rurais no estado. A decisão foi no plenário virtual, que teve o julgamento encerrado na última sexta-feira 11.

Entre as punições estavam uma restrição a benefícios sociais, o veto a posse em cargo público e a impossibilidade de firmar contratos com o poder público mato-grossense. Ao assinar uma decisão liminar, Dino acolheu uma ação da Procuradoria-Geral da República. O plenário decidiu, de forma unânime, confirmar a ordem de Dino.

Segundo Dino, a lei de Mato Grosso amplia sanções para delitos previstos no Código Penal (violação de domicílio e esbulho possessório). Trata-se, na avaliação do relator, de invasão da competência da União, responsável por legislar sobre direito penal.

Ele também afirmou haver um risco de dano irreparável caso a medida permanecesse vigente, porque ela atingiria pessoas que podem depender de benefícios sociais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo