CartaExpressa
STF julgará ação contra regras de renovação automática da CNH
Pedido da Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego terá a relatoria do ministro Flávio Dino
A Associação Brasileira de Psicologia do Tráfego contesta no Supremo Tribunal Federal a medida provisória que estabelece novas regras para a obtenção e a renovação da Carteira Nacional de Habilitação. O processo foi distribuído ao ministro Flávio Dino.
A ação ajuizada na Corte questiona o dispositivo que prevê a renovação automática da CNH para motoristas que não tenham recebido multas no período de 12 meses. A entidade é contrária ao trecho da Medida Provisória 1.327/2025 que dispensa o condutor cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores de realizar os exames médicos e psicológicos para renovar o documento.
A Abrapsit alega que a medida coloca em risco a segurança no trânsito e sustenta que a renovação automática desconsidera casos de alterações no estado de saúde do condutor.
Conforme dados do Ministério dos Transportes, quase 324 mil pessoas renovaram automaticamente a carteira sem realizar qualquer exame desde o início de vigência da medida.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Gás do Povo, acordo Mercosul-UE e PEC da Segurança: as prioridades da Câmara na volta aos trabalhos
Por Vinícius Nunes
CNJ arquiva pedido para investigar a conduta de Toffoli no Caso Master
Por Vinícius Nunes



