CartaExpressa
STF derruba norma que dava status de chefe de Poder ao comandante do MP no Rio Grande do Sul
A decisão, unânime, decorre de uma ação da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil


O Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional um dispositivo da Lei Orgânica do Ministério Público do Rio Grande do Sul que concedia ao procurador-geral de Justiça, comandante do órgão, prerrogativas e representação de um chefe de Poder.
A ordem, unânime, decorre de uma ação da Associação dos Delegados de Polícia do Brasil contra a regra, prevista em uma lei estadual.
Relator do caso, o ministro Gilmar Mendes enfatizou a existência de apenas três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. “Não há qualquer menção ao Ministério Público como um Poder do Estado”, reforçou o decano da Corte.
Segundo Gilmar, uma eventual inserção do dispositivo na Lei Orgânica do MP-RS não deveria ocorrer por meio de lei estadual ordinária, mas por lei complementar, cuja aprovação depende da maioria absoluta dos integrantes do Legislativo e regulamenta assuntos expressamente determinados na Constituição.
Os ministros analisaram o tema no plenário virtual do STF, até 28 de junho. Leia o acórdão do julgamento:
downloadPecaApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Abin Paralela’ espionou Lira, ministros do STF e jornalistas, diz a PF; veja lista
Por CartaCapital
Entidades vão ao STF contra programa de escolas cívico-militares do RS
Por CartaCapital
STF rejeita pedido de Olinda para cobrar taxa de terras doadas em 1537
Por CartaCapital