CartaExpressa

STF decide manter a prisão de cinco investigados pela ‘Abin Paralela’

A justificativa para manutenção das prisões ainda não foi divulgada

STF decide manter a prisão de cinco investigados pela ‘Abin Paralela’
STF decide manter a prisão de cinco investigados pela ‘Abin Paralela’
Audiência de custódia foi realizada por um juiz instrutor do gabinete do ministro Alexandre de Moraes. Foto: Andressa Anholete/SCO/STF
Apoie Siga-nos no

O Supremo Tribunal Federal decidiu manter a prisão de cinco investigados na quarta fase da Operação Última Milha, deflagrada nesta quinta-feira 11, que apura o uso irregular da agência para monitorar ilegalmente ministros do STF e políticos opositores do governo de Jair Bolsonaro (PL).

Com a decisão, vão continuar presos Mateus de Carvalho Sposito, ex-funcionário da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, o empresário Richards Dyer Pozzer, o influencer digital Rogério Beraldo de Almeida, Marcelo Araújo Bormevet, policial federal, e Giancarlo Gomes Rodrigues, militar do Exército.

As prisões foram mantidas após audiência de custódia realizada por um juiz instrutor do gabinete do ministro Alexandre de Moraes. A justificativa para manutenção das prisões ainda não foi divulgada.

O monitoramento ilegal teve como alvos jornalistas, advogados, parlamentares e ministros do STF. Entre as autoridades espionadas estavam os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e os senadores emedebistas Alessandro Vieira (SE) e Renan Calheiros (AL).

Além disso, a PF apontou que o órgão de inteligência era usado para o benefício dos filhos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A ferramenta utilizada para o suposto esquema de arapongagem é a First Mile, comprada da empresa israelense Cognyte por 5,7 milhões de reais, sem licitação, ainda no governo de Michel Temer. O software permite rastrear pessoas a partir dos dados transferidos dos celulares por meio de torres de comunicação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo