CartaExpressa

STF convoca sessões extras para julgar os primeiros réus do 8 de Janeiro

Os três homens são apontados como executores dos atos golpistas no Palácio do Planalto e no Congresso Nacional

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF
Apoie Siga-nos no

A presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, convocou sessões presenciais extraordinárias para julgar as três primeiras ações contra acusados de depredar as sedes dos Três Poderes em 8 de Janeiro.

A Corte se reunirá às 9h30 de 13 e 14 de setembro para julgar os processos contra três homens apontados como executores dos atos golpistas no Palácio do Planalto e no Congresso Nacional:

  • Aécio Lúcio Costa Pereira;
  • Thiago de Assis Mathar; e
  • Moacir José dos Santos.

O trio foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República pelos crimes de prática de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência e grave ameaça, com emprego de substância inflamável, contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima e deterioração de patrimônio tombado.

Ao todo, a PGR denunciou 1.390 pessoas ao STF por envolvimento no 8 de Janeiro. A Corte já aceitou 1.316 denúncias. 128 pessoas seguem presas por ligação com os ataques golpistas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar