CartaExpressa
STF condena mais 5 réus envolvidos no 8 de Janeiro; confira as penas
Como não houve maioria na dosimetria, prevaleceu um voto médio


O Supremo Tribunal Federal anunciou nesta terça-feira 28 ter definido as penas de mais cinco réus condenados por envolvimento nos atos golpistas de 8 de Janeiro.
Além da pena de prisão, os sentenciados por participação nos ataques terão de pagar indenização por danos morais coletivos no valor mínimo de 30 milhões de reais. O valor será quitado de forma solidária por todos os condenados, independentemente do tamanho da pena.
Os réus Ana Paula Neubaner Rodrigues, Ângelo Sotero de Lima, Alethea Verusca Soares, Eduardo Zeferino Englert e Rosely Pereira Monteiro foram condenados a 16 anos e seis meses de prisão cada.
Como não houve maioria para definir a dosimetria, prevaleceu o voto médio na fixação das penas, conforme proposto pelo ministro Cristiano Zanin.
O grupo foi condenado pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado. A denúncia partiu da Procuradoria-Geral da República.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Após a indicação de Dino ao STF, instituto lança o Observatório Raça e Justiça
Por Camila da Silva
Pacheco diz que pautará PEC sobre mandatos fixos para o STF em 2024
Por CartaCapital
Moraes manda soltar mais um preso do 8 de Janeiro após morte na Papuda
Por Wendal Carmo