CartaExpressa
STF concede liberdade provisória a mais 72 réus envolvidos no 8 de Janeiro
A corte também agendou o julgamento de mais uma leva de denúncias contra suspeitos de participação nos atos golpistas


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu nesta terça-feira 8 liberdade provisória a mais 72 réus por envolvimento nos atos golpistas de 8 de Janeiro.
A prisão preventiva de 25 mulheres e 47 homens será substituída por medidas cautelares, a exemplo do uso de tornozeleira eletrônica, da proibição de se ausentar do País, da suspensão de porte de arma de fogo e da impossibilidade de acessar redes sociais.
Na avaliação de Moraes, não se justifica mais a prisão cautelar do grupo, seja para garantia da ordem pública ou para conveniência da instrução criminal.
Agora, seguem presas em decorrência dos atos golpistas 128 pessoas (115 homens e 13 mulheres), das quais 49 foram detidas em 8 e 9 de janeiro e 79 foram presas em operações policiais realizadas nos últimos meses.
O STF julgará no plenário virtual entre 14 e 18 de agosto as denúncias contra mais 70 investigados por participação nos atos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Anderson Torres depõe à CPMI do 8 de Janeiro com tornozeleira eletrônica; veja imagens
Por CartaCapital
O ponto fraco do depoimento de Anderson Torres, segundo membros da CPMI
Por Victor Ohana
CPMI do 8 de Janeiro marca depoimento de hacker para esta quinta-feira
Por CartaCapital