CartaExpressa
Stedile: A burguesia percebeu que o Bolsonaro é um insano
‘Está atordoada entre uma direita burra e uma direita gourmet’, declarou
O economista João Pedro Stedile, líder e fundador do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST), afirmou que o presidente Jair Bolsonaro ainda não caiu porque a burguesia não encontrou um nome viável para substituí-lo.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, publicada nesta terça-feira 4, Stedile disse ainda que o ex-presidente Lula está garantido no segundo turno das eleições de 2022.
“A burguesia percebeu que o Bolsonaro é um insano e não tem viabilidade, mas não decidiu ainda derrubá-lo porque a devolução dos direitos políticos do Lula colocou um bode na sala. O Lula está no segundo turno”, declarou.
“A burguesia agora está pensando se é melhor deixar que o Bolsonaro vá definhando enquanto ela encontra um nome de confiança, que eles estão chamando de terceira via, ou se é melhor derrubar logo o Bolsonaro, passar um ano e meio com o [vice Hamilton] Mourão e aí disputar eleições”, acrescentou.
Para o líder do MST, “a burguesia ainda não chegou a uma decisão de qual tática é melhor”.
“Está atordoada, confusa e dividida, entre uma direita burra, que ainda aposta tudo no Bolsonaro, e uma direita gourmet, que está envergonhada dele e ainda não criou coragem para tirá-lo. Se fosse com a Dilma, ela já teria sido crucificada, não é nem afastada”.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


