CartaExpressa

SP: Polícia prende suspeito de participar de incêndio da estátua do Borba Gato

SP: Polícia prende suspeito de participar de incêndio da estátua do Borba Gato

Créditos: Reprodução / TV Globo

Créditos: Reprodução / TV Globo

A Polícia Civil prendeu, na madrugada deste domingo 25, o homem suspeito de participar do incêndio à estátua do Borba Gato, zona sul de São Paulo, na tarde do sábado 24.

O suspeito preso como o motorista que dirigiu o caminhão que conduziu parte do grupo e os pneus que foram usados no incêndio, segundo as investigações do 11º DP (Santo Amaro).

O grupo intitulado Revolução Periférica assumiu a autoria da ação. Nas redes sociais, o grupo questiona a simbologia do bandeirante na história, sendo responsável por caçar e escravizar negros e indígenas no País.

Ainda de acordo com a Polícia, o veículo estava com as placas adulteradas. Os manifestantes envolvidos desembarcaram de um caminhão e espalharam pneus em torno da estátua, para então dar início ao incêndio.

O governador João Doria criticou o ato em suas redes sociais ainda no sábado atribuindo-o a ‘vandalismo’.

“Condeno o vandalismo nas manifestacões de hoje. Quem age como vândalo é tão autoritário e violento como aquele que é alvo do protesto. Democracia significa dialogo, equilíbrio, jamais baderna. PM de SP agirá sempre que houver quebra da ordem. Ato democrático sim, violência não”, escreveu.

 


 

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem