CartaExpressa
SP: Abril é o mês mais letal da pandemia no estado
Até a quarta-feira 21, já eram contabilizadas 15.975 mortes


A nove dias do término, o mês de abril já é o mais letal da pandemia no estado de São Paulo. Até a quarta-feira 21, já eram contabilizadas 15.975, superando o mês de março, até então com o maior número de óbitos, 15.159. O sexto dia do mês foi o mais letal, com 1.389 óbitos.
Nas últimas 24h, o estado registrou 977 mortes e 17.123 novos casos de coronavírus, totalizando 90.627 óbitos e mais de 2,7 milhões de casos da doença (2.786.483).
A média móvel de mortes no estado ficou em 736 mortes diárias por Covid, valor 3% maior do que o registrado 14 dias atrás. A tendência é de estabilidade.
Já em relação aos casos, a média foi de 14.350 na quarta, o que representa uma queda de menos de 1% em 14 dias, também com tendência de estabilidade.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.