CartaExpressa

‘Sou o único chefe de Estado do mundo a ser contra essa política’, diz Bolsonaro sobre isolamento social

O ex-capitão tentou se eximir de responsabilidade e culpar prefeitos e governadores pela inflação

‘Sou o único chefe de Estado do mundo a ser contra essa política’, diz Bolsonaro sobre isolamento social
‘Sou o único chefe de Estado do mundo a ser contra essa política’, diz Bolsonaro sobre isolamento social
Foto: Reprodução/TV Brasil
Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro usou um evento no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira 7, para atacar prefeitos e governadores e voltar a lançar dúvidas sobre as vacinas contra a Covid-19. O ex-capitão tentou se eximir da responsabilidade pelo avanço dos preços de itens básicos.

“Estamos pagando o preço da política do ‘fique em casa e a economia a gente vê depois’. Eu, talvez, tenha sido o único chefe de Estado do mundo a ser contra essa política. É uma guerra. Ninguém vai ganhar a guerra dentro da toca ou na trincheira. Quando falei ‘gripezinha’, falei que era para mim”, disse Bolsonaro. Na sequência, tornou a questionar a vacinação de adolescentes. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estava na cerimônia.

“O número de pessoas que morrem por Covid abaixo de 20 anos tá o quê? 99,99%, Queiroga? Então por que vacina? Meu deus do céu, será que é um negócio que estamos vendo em jogo no Brasil e no mundo, que ninguém tem coragem de falar? Politicamente não é bom falar, você perde voto, perde simpatia, vão te chamar de negacionista”, prosseguiu. “Vivemos a hipocrisia, quase o mundo todo vive na hipocrisia”.

Bolsonaro tentou, por fim, se descolar da disseminação de notícias falsas sobre a pandemia e as vacinas.

Fake news é aquilo que contraria a imprensa ou o G-7 da CPI. Você fala qualquer coisa suspeita sobre vacina e pronto, é fake news. Se botar na sua página, vai ser derrubada a sua página. Se bobear, vai para a cadeia”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo