CartaExpressa
Sobe para dez o número de mortos pelas chuvas no RS
A Força Aérea Brasileira enviou dois helicópteros para auxiliar no resgate dos atingidos pelas enchentes na região de Santa Maria


As chuvas intensas no Rio Grande do Sul já deixaram dez mortos e ao menos 21 desaparecidos, segundo novo boletim da Defesa Civil divulgado nesta quarta-feira 1.
As vítimas fatais são das seguintes localidades: Encantado (1), Itaara (1), Pantano Grande (1), Paverama (2), Salvador do Sul (2), Santa Cruz do Sul (1), Santa Maria (1) e Segredo (1).
Ainda de acordo com o órgão, ao menos 114 municípios registraram problemas como inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra, afetando 19.110 pessoas. Em todo o estado, há 4,4 mil desalojados e desabrigados.
Durante live realizada na tarde desta quarta-feira, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou que as chuvas causarão “o maior desastre do nosso estado” e que o estado não tem capacidade de resgatar todas as pessoas.
Na noite da terça-feira 30, a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou dois helicópteros para auxiliar no resgate dos atingidos pelas enchentes na região de Santa Maria. Além da FAB, aviões da Brigada Militar e da Polícia Civil também vão atuar nos resgates.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.