CartaExpressa
Sobe para 2.200 o número de brasileiros que pedem ajuda para sair de Israel
Operação de retirada de brasileiros nas áreas de confronto precisará ser ajustada para atender a nova demanda


O número de brasileiros que solicitaram a expatriação para o Ministério das Relações Exteriores (MRE) subiu para 2.200 desde o início dos conflitos em Israel com o grupo Hamas, no último sábado. Os pedidos acontecem nos territórios israelense, palestino e na Faixa de Gaza.
O governo brasileiro estima retirar 900 brasileiros entre esta terça-feira 10 e o sábado 14. De acordo com o Itamaraty, a prioridade é a repatriação de quem mora no Brasil ou não tem passagem área de volta. Até o momento foram reservadas seis aeronaves para a retirada dos brasileiros.
A operação é dificultada pelo fechamento das fronteiras. Uma das soluções encontradas é a retirada dos brasileiros pelo Egito.
Segundo a projeção divulgada pelo governo federal, os primeiros brasileiros resgatados em Israel devem aterrissar em solo nacional na madrugada da quarta-feira. O avião da FAB partirá de Tel Aviv às 12h (horário de Brasília) com destino a Brasília, a viagem durará cerca de 14 horas.
A segunda aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB 2902) que decolou da Base Aérea de Brasília (BABR), na tarde de ontem (9/10), pousou hoje em Roma (Itália), às 08h30 local (03h30 no horário de Brasília).
A primeira aeronave KC-30 envolvida na… pic.twitter.com/4bNk4YY1JD
— Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial) October 10, 2023
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Solução para o conflito Israel-Palestina só virá pelas grandes potências, diz professor
Por Leonardo Miazzo
Quem é o brasileiro morto no ataque do Hamas na rave em Gaza
Por André Lucena
Israel diz ter encontrado ‘cerca de 1.500 corpos’ de combatentes do Hamas
Por CartaCapital
Cerco total da Faixa de Gaza, anunciado por Israel, é proibido pelo direito internacional
Por CartaCapital
Governo pretende retirar 900 brasileiros de Israel até sábado
Por Agência Brasil
‘Hoje é impossível ter dois Estados’, diz professor sobre conflito entre Israel e Palestina
Por CartaCapital