CartaExpressa
Slogan do 7 de Setembro será ‘democracia, soberania e união’
Nos últimos anos, Jair Bolsonaro tentou se apropriar dos atos oficiais com objetivos políticos
O governo Lula informou nesta terça-feira 29 que o slogan do desfile oficial de 7 de Setembro, em Brasília, será “democracia, soberania e união”. Segundo a Secretaria de Comunicação Social da Presidência, há quatro eixos temáticos previstos:
- “Paz e soberania”;
- “Ciência e tecnologia”;
- “Saúde e vacinação”; e
- “Defesa da Amazônia”.
O desfile deve durar duas horas e terá, entre outras atrações, a passagem das tropas da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além do show da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira.
São aguardados 200 convidados na tribuna de honra, entre ministros, chefes de Poderes e representanres das Forças Armadas. O governo espera um público de cerca de 30 mil pessoas na capital federal.
Nos últimos anos, o então presidente Jair Bolsonaro tentou se apropriar dos atos de 7 de Setembro com objetivos políticos.
Em 2021, ele chamou o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes de “canalha” e afirmou que o comando da Corte deveria enquadrá-lo, sob o risco de “esse Poder sofrer aquilo que não queremos”. No ano passado, Bicentenário da Independência, Bolsonaro foi formalmente acusado de usar o evento para “promoção abusiva e ilícita” de sua candidatura à Presidência. O caso está sob investigação no Tribunal Superior Eleitoral.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula escolhe Daniela Teixeira para vaga da OAB no STJ
Por CartaCapital
Flávio Bolsonaro acusa Lula de interferir em eleições na Argentina
Por CartaCapital
Lula diz que tributação aos super-ricos pode ‘consertar o Brasil’
Por André Lucena



