CartaExpressa
‘Sistema de governo da China não nos diz respeito’, diz Kátia Abreu
A senadora foi eleita presidente da Comissão de Relações Exteriores da Casa


Eleita presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Kátia Abreu (PP-TO) afirmou que o sistema de governo da China, criticado pelo grupo mais próximo ao presidente Jair Bolsonaro, não diz respeito ao Brasil. A declaração ocorreu em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, publicada nesta sexta-feira 26.
“O sistema de governo chinês não me diz respeito”, disse a senadora. “O Brasil é um vendedor, um comerciante de produtos agropecuários e de tantos outros. Não estamos lá para discutir isso.”
“Brigar com a China – ou dizer ‘eu não gosto por causa do seu sistema de governo’ – não nos diz respeito. Isso não é da nossa conta, é da conta dos chineses.”
Kátia Abreu substitui Nelsinho Trad (PSD-MS) no cargo. O mandato da senadora vai até 2023.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.