CartaExpressa

Silvio Almeida é o 5º ministro a deixar o governo Lula

A exoneração do ministro dos Direitos Humanos ocorreu cerca de 24 horas depois de virem à tona acusações de assédio sexual

Silvio Almeida é o 5º ministro a deixar o governo Lula
Silvio Almeida é o 5º ministro a deixar o governo Lula
O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. Foto: Renato Araujo/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Demitido nesta sexta-feira 6, Silvio Almeida é o quinto ministro a deixar o governo Lula (PT) desde janeiro de 2023. A exoneração ocorreu cerca de 24 horas depois de virem à tona acusações de assédio sexual imputadas ao então chefe da pasta de Direitos Humanos.

No ano passado, saíram da Esplanada dos Ministérios Gonçalves Dias (Gabinete de Segurança Institucional), Daniela Carneiro (Turismo) e Ana Moser (Esporte).

Já no início de 2024, Flávio Dino deixou o Ministério da Justiça após ser indicado por Lula para o Supremo Tribunal Federal.

Márcio França (PSB) saiu do Ministério de Portos e Aeroportos em 2023, mas não entra na lista porque, ao contrário dos outros quatro, permaneceu no governo ao assumir a pasta de Empreendedorismo. O mesmo se aplica a Paulo Pimenta (PT), retirado neste ano da Secretaria de Comunicação Social da Presidência para chefiar o Ministério Extraordinário pela Reconstrução do Rio Grande do Sul.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo