CartaExpressa
Servidores da infraestrutura fazem assembleia sob ameaça de greve
A categoria tenta pressionar o Ministério da Gestão, de Esther Dweck, a mudar termos da proposta salarial


O Sindicato Nacional dos Analistas e Especialistas em Infraestrutura, a Aneinfra, convocou para esta quarta-feira 28 uma assembleia-geral extraordinária para discutir a possibilidade de paralisação da categoria.
O primeiro item da pauta é um debate sobre a proposta de reajuste salarial apresentada pelo governo federal. Se houver rejeição, a entidade avaliará “medidas de mobilização”, entre elas a interrupção das atividades.
A Aneinfra alega que a ministra da Gestão, Esther Dweck – responsável por liderar a mesa de negociação com diversas categorias em busca de aumento -, teria recebido “desinformações” sobre os pedidos dos servidores.
Há dois pontos críticos ligados à proposta de tabela salarial do governo, segundo a entidade: o acerto de “valores intermediários” e uma evolução na proposta para as classes de Analista de Infraestrutura e Especialista em Infraestrutura Sênior.
Na semana passada, o governo Lula assinou o termo de acordo de reestruturação das carreiras das Agências Reguladoras. Foi o 36º firmado nas mesas de negociação conduzidas pelo Ministério da Gestão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.