CartaExpressa

Servidor demitido por participar de reunião golpista com Bolsonaro ganha cargo no governo Tarcísio

Adler Anaximandro Alves foi nomeado para a presidência do conselho administrativo da São Paulo Previdência

Servidor demitido por participar de reunião golpista com Bolsonaro ganha cargo no governo Tarcísio
Servidor demitido por participar de reunião golpista com Bolsonaro ganha cargo no governo Tarcísio
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Foto: Marcelo S. Camargo/Governo do Estado de SP
Apoie Siga-nos no

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), nomeou nesta quinta-feira 19 Adler Anaximandro Alves para a presidência do conselho administrativo da São Paulo Previdência (SPPrev). Ele foi exonerado pelo presidente Lula (PT) do cargo de coordenador na Diretoria de Gestão e Cálculo da Advocacia-Geral da União após a revelação de sua participação em uma reunião golpista promovida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

O encontro, ocorrido no Palácio do Planalto em 5 de julho de 2022, contou com a alta cúpula do governo e, segundo investigação da Polícia Federal (PF), tratou de arranjos para um suposto plano golpista. Na época em que o vídeo da reunião foi revelado pela PF, em fevereiro de 2024, o servidor permanecia na AGU, em uma nomeação feita pelo Advogado-geral da União de Lula, Jorge Messias.

Adler é procurador Federal desde 2003 e foi subprocurador-geral Federal, procurador-geral do INSS, secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Em nota, o governo Tarcísio afirmou que Adler é Procurador Federal de carreira da Advocacia Geral da União e cumpre todos os requisitos técnicos para a nomeação como Presidente do Conselho de Administração da SPPrev.

Até 2023, era coordenador da Diretoria de Gestão e Cálculo da Procuradoria-Geral Federal. “No procedimento instaurado pela AGU, foi esclarecido que o servidor estava na reunião em razão de ser sido convocado oficialmente. O expediente da AGU já foi arquivado”, diz a nota.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo