CartaExpressa

Sérgio Camargo diz que vai processar Martinho da Vila por racismo

O cantor fez críticas ao presidente da Fundação Palmares durante entrevista ao programa Roda Viva, na segunda-feira 16

O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Reprodução/Twitter
Apoie Siga-nos no

O presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, afirmou em suas redes sociais na terça-feira 17 que vai processar o cantor Martinho da Vila por tê-lo criticado durante entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura, na segunda-feira 16.

O cantor foi questionado sobre como via os rumos da fundação sob a gestão de Camargo, criada para promover e preservar os valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira.

“Agora é comandada por Camargo, bolsonarista radical. Ele é um preto de alma branca, como se diz. No duro, ele gostaria de ser branco. Ele acha que ele é branco. Ele se sente branco. E ‘tem que acabar com essas coisas todas de preto’, disse o cantor.

Camargo alega que Martinho da Vila “feriu sua honra com o uso da expressão preto de alma branca”. Na publicação, o presidente da fundação mostra o que seria o cabeçalho de uma petição em nome da vara cível de Brasília. O documento é iniciado com uma suporta citação do ator Morgan Freeman.

“O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, Branca ou Amarela, e nos preocuparmos com Consciência Humana, o racismo desaparece”, diz a passagem.

A frase atribuída a Freeman, no entanto, não pode ser considerada totalmente verdadeira. Ela remete a uma entrevista que o ator deu a Mike Wallace, no 60 Minutos, da CBS. O ator classificou como ‘ridícula’ a comemoração do Mês da História Negra – que acontece em outubro nos Estados Unidos—, mas justamente por ela se restringir ao período de um mês.

“A história negra é a história americana”, disse. Freeman ainda declarou que imagina o fim do racismo atrelado ao fim de apontamentos sobre o tema, como a diferenciação entre homens negros e brancos. “Não se fala ‘olha, aquele homem branco chamado Mike Wallace!'”.

Segundo Camargo, a ação será protocolada nesta quarta-feira 18 e ele ainda recorrerá a uma ação criminal contra o cantor pelo crime de racismo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Relacionadas

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.