CartaExpressa
Senadores da CPI da Covid querem convocar membros do gabinete do ódio
‘É importante o acesso da comissão a tudo o que houver de conexo com o fato determinado’, avalia Renan Calheiros
O senador Renan Calheiros (MDB-AL), provável relator da CPI da Covid, planeja pedir ao Supremo Tribunal Federal acesso aos inquéritos das fake news e dos atos antidemocráticos, que investigam aliados do presidente Jair Bolsonaro.
Em entrevista a O Globo, no entanto, o parlamentar disse que, antes de qualquer iniciativa formal, o tema será debatido por todos os membros da CPI.
“É importante o acesso da comissão a tudo o que houver de conexo com o fato determinado, incluindo esses inquéritos. Defendo que tudo o que houver de fato conexo seja apurado”, afirmou o senador.
“Estamos trabalhando para sistematizar as propostas do plano de trabalho. O calendário da CPI será ajustado em função da estratégia de apuração”, acrescentou.
Autor do pedido de CPI, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) concorda com a ideia de Renan.
“Já tem requerimento meu pedindo isso. É necessário porque há indício de disseminação de fake news que agravaram a pandemia. No início da pandemia, foi divulgado que não havia pessoas sendo sepultadas em Manaus, que havia caixões vazios sendo enterrados em Manaus. Deputados bolsonaristas divulgaram, por exemplo. Depois disseminaram tratamento precoce, o que prejudicou a vida das pessoas. Já nos atos antidemocráticos, houve ações de aglomerações das quais o próprio presidente chegou a participar”, apontou.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


