CartaExpressa
Senadora de MT diz que tornozeleira em Bolsonaro é culpa de Eduardo: ‘Moleque’
O deputado é alvo de investigação no STF, enquanto o ex-presidente aguarda o julgamento da ação do golpe


A senadora Margareth Buzetti (PSD-MT) afirmou que o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) é o culpado pela decisão do Supremo Tribunal Federal de impor medidas cautelares ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), entre elas o uso de tornozeleira eletrônica.
“É um abuso o que o Eduardo Bolsonaro está fazendo nos Estados Unidos com o País e com o pai dele”, disse a parlamentar a jornalistas. “A culpa de o Bolsonaro estar de tornozeleira é desse moleque.”
Buzetti alegou ser necessária uma “contenção” ao STF, que em sua avaliação teria cometido “abusos”.
Nos Estados Unidos desde março, Eduardo é alvo de investigação no STF pelos possíveis crimes de coação no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.
Por 4 votos a 1, a Primeira Turma da Corte confirmou, em julgamento virtual encerrado na segunda-feira 21, a imposição de medidas restritivas a Jair Bolsonaro, réu por envolvimento na tentativa de golpe de Estado em 2022.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.