CartaExpressa
Senador vai ao STF para que Bolsonaro prove que houve fraude nas eleições
Alessandro Vieira ressalta que as declarações do presidente não apresentaram indícios de irregularidades e são dúbias e imprecisas


O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) entrou nesta quarta-feira 21 com uma interpelação no Supremo Tribunal Federal para que o presidente Jair Bolsonaro prove que as últimas eleições foram fraudadas.
No documento, o parlamentar ressalta que as declarações do presidente não apresentaram “indícios de irregularidades” e afirma que as manifestações do presidente são” dúbias e imprecisas”.
“Nesse sentido, ajuíza-se a presente medida com a finalidade de instruir possível ação penal em decorrência das manifestações inverídicas e infundadas do sr. Presidente da República, que colocam em risco a estabilidade democrática do país e desqualificam a atuação das autoridades durante as eleições de 2018, inclusive desta colenda Corte Suprema, do Tribunal Superior Eleitoral e tantas outras instituições, de modo a fragilizar o Sistema Eleitoral Brasileiro”, diz.
“Nesse sentido, quando o Presidente da República, por reiteradas vezes, faz afirmações infundadas a respeito da lisura da Justiça Eleitoral, especialmente quanto ao sistema de votação e apuração, deve ser instado a esclarecer o que assevera e a prová-lo, razão pela qual se vale da presente interpelação”, acrescenta.
Leia a interpelação na íntegra.
Versão protocolada
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Deputado bolsonarista que acusou fraude na urna reconhece que não tem provas
Por CartaCapital
Aécio diz que não houve fraude em 2014 e que impeachment é ‘muito traumático’
Por CartaCapital