CartaExpressa
Senado deve votar nesta quarta a MP que zera a conta de luz para população de baixa renda
A medida elaborada pelo governo federal perderá a validade caso a votação não saia do papel


A medida provisória que isenta famílias de baixa renda da conta de luz está na pauta do plenário do Senado Federal nesta quarta-feira 17. A iniciativa precisa ser votada neste dia para não perder a validade. Ela também está pendente de aprovação na Câmara dos Deputados.
A MP 1.300/2025 foi elaborada pelo governo federal e, na prática, altera a Tarifa Social de Energia Elétrica para zerar a conta de luz de famílias de baixa renda. O texto garante isenção total da conta de luz para essas famílias, quando consumirem até 80 quilowatts-hora (kWh) por mês. Quem consome entre 80 e 120 kWh recebe uma isenção parcial.
Segundo o governo federal, as isenções podem beneficiar até 17 milhões de famílias (ou 60 milhões de pessoas) no País. O custo estimado é de 3,6 bilhões de reais por ano, que será compensado, segundo o Planalto, pela abertura do mercado energético e reequilíbrio do setor.
Entre outros pontos relacionados à conta de luz, a MP prevê tarifas diferenciadas por horário de consumo, fornecimento de energia pré-paga e diferentes tipos de tarifa conforme critérios de local e de complexidade. Também há critérios para descontos especiais e isenção para comunidades rurais, indígenas e quilombolas.
(Com informações de Agência Senado)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Setembro continua com bandeira tarifária mais cara na conta de luz
Por Agência Brasil
Governo publica MP para tentar evitar alta na conta de luz após derrota no Congresso
Por CartaCapital
Tarifa Social de Energia Elétrica dispara em interesse online: veja os estados que mais buscaram pelo benefício
Por Do Micro ao Macro