CartaExpressa,Política

Senado derruba veto e autoriza perdão de 1 bilhão de reais a igrejas

Senado derruba veto e autoriza perdão de 1 bilhão de reais a igrejas

Proposta é do filho do missionário R. R. Soares e tem apoio de Bolsonaro

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Senado Federal seguiu pelo mesmo caminho que a Câmara dos Deputados e também deu um voto favorável ao perdão de cerca de 1 bilhão de reais a igrejas. Em sessão nesta quarta-feira 17, os senadores derrubaram um veto do presidente Jair Bolsonaro que impedia o projeto de seguir em frente.

O texto havia sido aprovado pelo Congresso em setembro de 2020.

O perdão às igrejas é de autoria do deputado federal David Soares (DEM-SP), filho do líder religioso R. R. Soares, da Igreja Internacional da Graça de Deus. Como de praxe, após aprovação no Parlamento, o texto pode ser sancionado ou vetado pelo presidente da República. Apesar de apoiar o projeto, Bolsonaro decidiu vetá-lo.

O chefe do Palácio do Planalto alegou que, mesmo gostando da iniciativa, foi alertado por sua equipe econômica sobre a possibilidade de crime de responsabilidade fiscal, o que poderia resultar em “quase certo processo de impeachment”. Bolsonaro, então, incentivou que parlamentares derrubassem seu próprio veto. “Confesso, caso fosse deputado ou senador, por ocasião da análise do veto, votaria pela derrubada do mesmo”, escreveu nas redes sociais.

 

Junte-se ao grupo de CartaCapital no Telegram

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem