CartaExpressa
Senado convida Pazuello a explicar ações do governo contra a Covid-19
O ministro pode declinar do convite aprovado pelos senadores


O Senado aprovou nesta quinta-feira 4 um convite ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para que ele forneça explicações sobre o combate à Covid-19 e o andamento do programa de imunização.
A autora do pedido é a senadora Rose de Freitas (MDB-ES). A ideia inicial era de convocar Pazuello, o que não daria ao ministro a opção de se recusar a comparecer ao Congresso. Uma articulação da base governista, no entanto, transformou a convocação em convite.
No pedido, Rose de Freitas escreve, entre outras coisas, que “o Brasil demorou a iniciar sua campanha de vacinação contra a doença e tem demonstrado dificuldades em adquirir os imunizantes disponíveis no mercado mundial. De fato, poucas doses de vacina têm chegado nos pontos de aplicação”.
“Diante desse cenário preocupante, julgamos imprescindível a realização de audiência pública com o Ministro de Estado da Saúde, a fim de que Sua Excelência possa prestar, a esta Casa Legislativa, esclarecimentos a respeito das atuais condições de distribuição e aplicação de vacinas contra a Covid-19, bem como das medidas adotadas por sua Pasta para acelerar a imunização da população brasileira”.
Ainda não há data para a sessão em que o Senado receberá Pazuello, caso ele aceite o convite.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.