CartaExpressa
Senado aprova projeto para incentivar adaptação das cidades às mudanças climáticas
Após as mudanças sob a relatoria de Fabiano Contarato (PT-ES), o texto voltará à Câmara


O Senado aprovou nesta terça-feira 18 um projeto de lei que inclui entre as diretrizes da política urbana a adoção de medidas que permitam a adaptação das cidades às mudanças climáticas. O texto recebeu um parecer favorável de Fabiano Contarato (PT-ES), com alterações, e voltará à Câmara dos Deputados.
Na prática, o PL modifica o Estatuto da Cidade, prioriza áreas em situação de vulnerabilidade e determina estudos de risco climático.
Os estudos devem privilegiar pessoas negras e de periferia, destacando “recortes de gênero, raça e renda” das populações analisadas e priorizando ações para “permanência da população nos territórios” ou seu reassentamento em locais seguros.
Segundo Contarato, a finalidade da proposta é prevenir desastres provocados por enchentes e deslizamentos de encostas sobre regiões habitadas, desabastecimento de água e destruição de infraestrutura, entre outros transtornos. O projeto é de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP).
(Com infiormações da Agência Senado)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Negacionismo atrasou a adoção de medidas urgentes contra as mudanças climáticas, diz Marina Silva
Por CartaCapital
Lula faz nova cobrança aos países ricos para o enfrentamento das mudanças climáticas no sul global
Por CartaCapital
Por que muitas capitais brasileiras ainda não têm planos contra mudanças climáticas?
Por Agência Pública