CartaExpressa
Senado aprova intervenção federal no DF; Flávio e outros bolsonaristas se manifestam contra
A exemplo do que ocorreu na Câmara, a votação foi simbólica; o texto segue para promulgação
O Senado aprovou no início da tarde desta terça-feira 10 o decreto do presidente Lula (PT) que determinou a intervenção federal na Segurança Pública do Distrito Federal.
A exemplo do que ocorreu na véspera na Câmara dos Deputados, a análise foi simbólica, sem votação nominal. Agora, a matéria segue para promulgação.
Somente oito senadores se manifestaram contra a intervenção e pediram registro do voto: Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Styvenson Valentim (Podemos-RN), Plinio Valério (PSDB-AM), Carlos Portinho (PL-RJ), Eduardo Girão (Podemos-CE), Carlos Viana (PL-MG) , Luís Carlos Heinze (PP-RS) e Zequinha Marinho (PL-PA).
A intervenção, assinada no domingo 8 depois de terroristas bolsonaristas invadirem e depredarem áreas do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, é válida até 31 de janeiro. O interventor nomeado é Ricardo Garcia Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça.
A medida se limita à área de Segurança Pública do DF, a fim de encerrar o “grave comprometimento da ordem pública no Distrito Federal marcado por atos de violência e invasão de prédios públicos”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Ataques terroristas à Câmara causaram prejuízo de mais de R$ 3 milhões, estima relatório preliminar
Por CartaCapital
Moraes promete punição a terroristas bolsonaristas e diz que prisão não será ‘colônia de férias’
Por CartaCapital
A dúvida que paira sobre a culpa direta de Ibaneis Rocha nos atos terroristas em Brasília
Por Alisson Matos



