CartaExpressa
Senado analisa projeto que autoriza porte de arma de maior calibre para vigilantes em área rural
O texto de Alan Rick (União-AC) chegou nesta semana à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária


O Senado analisa um projeto de lei que inclui entre as armas de fogo de porte permitido por vigilantes em área rural as de calibres 5,56 mm e 7,62 mm.
O texto, de autoria de Alan Rick (União-AC), foi apresentado em dezembro de 2023 e chegou nesta semana à Comissão de Agricultura e Reforma Agrária. O prazo para senadores apresentarem emendas no colegiado se encerra em 16 de fevereiro.
A matéria altera a Lei 7.102, de 1983, que rege os serviços particulares de vigilância, para ampliar a lista de calibres de uso permitido por vigilantes “quando em serviço de proteção de área rural”. Rick alega que a migração da criminalidade urbana para áreas rurais requer ação na proteção de propriedades, maquinários, insumos e estoques.
“A defesa do uso de armas de grosso calibre em zonas rurais por quem é devidamente capacitado para isso é importante, pois visa à autodefesa, à proteção da propriedade e à capacidade de enfrentar ameaças específicas encontradas nesses ambientes”, justifica o senador.
(Com informações da Agência Senado)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Os argumentos de Moraes para tirar Valdemar Costa Neto da prisão
Por CartaCapital
Policial atira duas vezes em homem desarmado no litoral paulista
Por Ana Luiza Basilio
Proposta no Senado agrava pena de quem comete crime com arma obtida em razão do cargo
Por CartaCapital