CartaExpressa
Segunda Turma do STF decide restabelecer prisão de Allan Turnowski, ex-secretário de polícia do Rio
Turnowski chegou a ser preso em 2022 e é acusado de envolvimento com o jogo do bicho


A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira 1, restabelecer a prisão preventiva do ex-secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, Allan Turnowski.
Réu por organização criminosa, Turnowski é acusado de envolvimento com o jogo do bicho. Ele chegou a ser preso em 2022, por decisão do ministro Kassio Nunes Marques, mas deixou a prisão menos de um mês depois. O próprio ministro considerou que ele poderia ser solto, caso cumprisse medidas como deixar de acessar repartições de polícia.
O Ministério Público Federal (MPF), então, recorreu da decisão. A Segunda Turma do Supremo julgou o recurso em sessão virtual.
Nunes Marques e Dias Toffolli consideraram que Turnowski deveria permanecer em liberdade, mas foram contrariados pelos ministros Edson Fachin, Gilmar Mendes e André Mendonça.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro indica 15 testemunhas em processo do STF que apura a trama golpista; veja a lista
Por CartaCapital
Advogado que atacou juíza com declarações racistas é encontrado morto no Rio
Por CartaCapital