CartaExpressa

Secretários de Saúde pedem a Queiroga o reconhecimento da nova onda de Covid e o apoio à testagem em massa

Segundo o Conass, ‘o crescimento de casos, impulsionado pela nova variante, volta a impor desafios aos sistemas de saúde público e privado do País’

Secretários de Saúde pedem a Queiroga o reconhecimento da nova onda de Covid e o apoio à testagem em massa
Secretários de Saúde pedem a Queiroga o reconhecimento da nova onda de Covid e o apoio à testagem em massa
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde emitiu nesta quarta-feira 12 um ofício dirigido ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em que pede o reconhecimento da nova onda de Covid-19 e a adoção de medidas para enfrentar o avanço da variante Ômicron.

Segundo o Conass, “o crescimento de casos, impulsionado pela nova variante, volta a impor desafios aos sistemas de saúde público e privado do País”. A entidade avalia que o País “está vulnerável a uma grande onda de casos”, já que cerca de 1/3 da população ainda não completou o 1º ciclo vacinal.

Entre as ações solicitadas pelo conselho está o aporte de recursos para abertura de pontos de testagem em massa “para acesso de primeiro contato de toda a população”.

Veja os demais pedidos do Conass:

  • “A autorização imediata de funcionamento, nas condições adotadas ao longo do ano de 2021, de toda a rede hospitalar implantada no país para o enfrentamento à COVID-19, não contemplada com a habilitação permanente definida em recente pactuação tripartite, no que tange à internações em leitos clínicos e de terapia intensiva;
  • o posicionamento claro, por parte da Vigilância em Saúde do Ministério, sobre o cancelamento nacional de eventos de carnaval de rua e outros, onde não haja possibilidade de controle de acesso, com a obrigatoriedade de comprovante de vacinação e teste negativo;
  • o monitoramento nacional do potencial de desabastecimento de medicamentos, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Kits de Intubação;
  • a imediata deflagração de campanha pela imunização completa de toda a família brasileira, com destaque para a vacinação infantil, de modo a estimular a adesão plena da vacinação de crianças;
  • e a inclusão imediata da vacinação de crianças e adolescentes contra a Covid-19 no calendário nacional de vacinação.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo