CartaExpressa
‘Se quer ser presidente, tem que respeitar as pessoas’, diz Lula sobre Ciro Gomes
O pedetista referiu-se à ex-presidenta Dilma Rousseff como um ‘aborto’


O ex-presidente Lula afirmou, nesta quarta-feira 10, que seu ex-ministro Ciro Gomes precisa respeitar as pessoas se quiser ser presidente.
“Não pode falar as meninices que ele achava engraçadas quando era jovem. Não pode ofender a Dilma como ofendeu. Ele acha que é o quê?”, questionou o petista, em discurso no sindicato dos metalúrgicos do ABC.
Em entrevista concedida ao UOL na segunda-feira 8, Dia Internacional da Mulher, o provável candidato do PDT à Presidência em 2022 referiu-se à ex-presidenta Dilma Rousseff (PT) como um “aborto”.
“O tratamento que ele deu para a Dilma é desrespeitoso. Ele tem chance. Se aos 64 anos não aprendeu, tem chance ainda. Se chegar aos 70 com essa ignorância, não vai aprender mais nada”, afirmou Lula.
No mesmo dia, a ex-presidente Dilma também se manifestou sobre a fala de Ciro. “É vergonhoso e lamentável. Ciro parece querer ser uma variante de Bolsonaro e, para isso, ataca a mim, a Lula e ao PT. O discurso de ódio é igual”, disse.
Lula e Ciro são possíveis candidatos à presidência em 2022. Aliados no passado, ambos trocam ataques e distanciam o almejado acordo da esquerda para barrar o bolsonarismo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.