CartaExpressa
SBT é condenado a pagar indenização de R$ 40 mil por fala machista de Silvio Santos
Uma ex-coreógrafa da emissora recorreu à Justiça após o apresentador compará-la a uma nova dançarina


O SBT foi condenado a pagar R$ 40 mil em indenização a uma ex-coreógrafa da emissora que alega ter se sentido ofendida por uma declaração machista de Silvio Santos.
Durante um programa ao vivo, o apresentador comparou uma nova dançarina à ex-funcionária, com a seguinte declaração: “Essa coreógrafa é muito melhor que a outra que foi embora”. A antiga coreógrafa alegou constrangimento e pediu reparação por dano moral. Segundo a mulher, o caso foi agravado pelo fato de o conteúdo ter permanecido na página da emissora no Youtube.
Na decisão, o Tribunal Superior do Trabalho considerou que o apresentador corroborou a objetificação do corpo feminino e reforçou estereótipos de gênero ao avaliar a mulher por sua “beleza e juventude”.
“Ao traçar um comparativo de ordem física entre a reclamante e a nova coreógrafa contratada, o apresentador de TV indubitavelmente reduziu, em rede nacional, mais de uma década de serviços prestados à emissora a atributos de ordem física”, diz um trecho da decisão.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Barroso repudia assassinato de juiz do Recife e pede apuração célere
Por Marina Verenicz
PF deflagra operação contra agentes da Abin suspeitos de monitorar ilegalmente adversários de Bolsonaro
Por Marina Verenicz