CartaExpressa
Saúde pedirá à Anvisa autorização para uso de autotestes de Covid no Brasil
O secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, diz que o governo deve concretizar a solicitação ainda nesta semana


O Ministério da Saúde pedirá à Agência Nacional de Vigilância Sanitária o aval para a utilização do autoteste de Covid-19 no Brasil.
O secretário-executivo da pasta, Rodrigo Cruz, disse à CNN Brasil que o governo deve concretizar a solicitação ainda nesta semana.
A Anvisa emitiu uma nota na última sexta-feira 7 na qual afirmou que “as regras atuais da Agência só permitem o registro de autoteste de doenças infectocontagiosas passíveis de notificação compulsória, como a Covid-19, caso haja uma política de saúde pública e estratégia de ação estabelecida pelo Ministério da Saúde”.
A discussão para a liberação de autotestes no Brasil ocorre em meio ao avanço da variante Ômicron e da escassez de testes para detecção da doença em diversas cidades.
Segundo a Anvisa, “para a adoção de uma eventual política pública que possibilite o uso de autoteste para Covid-19, é fundamental considerar os fatores humanos e a usabilidade do produto, medidas de segurança do produto, limitações, advertências, cuidados quanto ao armazenamento, condições ambientais no local que será utilizado, intervalo de leitura, dentre outros aspectos”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.