CartaExpressa
São Paulo tem mais de 70 mil imóveis sem energia após a chuva desta quarta
A capital e a região metropolitana já sofreram um apagão neste mês, após os temporais do dia 11


A Grande São Paulo tem 71.815 imóveis sem energia elétrica no início da noite desta quarta-feira 23, segundo a concessionária Enel. A falta de luz ocorreu após as chuvas do fim de tarde.
Toda a capital paulista entrou em estado de atenção para alagamentos na tarde desta quarta, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura. O Corpo de Bombeiros registrou 22 ocorrências por queda de árvores e sete por alagamentos até as 18h.
A região metropolitana já sofreu um apagão neste mês, após os temporais do dia 11. Na ocasião, houve 3,1 milhões de imóveis impactados, de acordo com a concessionária.
O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alertas para tempestades e chuvas intensas em 13 estados e no Distrito Federal até a manhã da sexta-feira 25.
Para o Centro-sul do País prevalece um alerta amarelo para chuvas intensas, com acumulados que podem variar de 20 a 30 mm por hora e ventos de baixa intensidade, entre 40 e 60 km/h. O alerta é válido até às 9h da quinta-feira 24 em Rondônia, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, além de algumas cidades no sul do Tocantins.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.