CartaExpressa
São Paulo enfrenta apagão pós-tempestade na quarta-feira
A concessionária Enel ainda não informou quantos imóveis ficaram sem energia e nem em que regiões o fornecimento foi normalizado

Moradores das regiões leste e norte da cidade de São Paulo enfrentaram novos episódios de falta de energia elétrica após a forte chuva da quarta-feira, 15.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas impôs estado de atenção para alagamentos na capital a partir das 19h02, depois de a cidade atingir a sensação térmica máxima de 40,6 °C.
Como previsto, a tempestade atingiu a capital paulista com ventos fortes e queda de granizo. Dois córregos da cidade transbordaram na zona leste de São Paulo, segundo o CGE.
Os bairros mais afetados pela tempestade foram Vila Medeiros, Parque São Domingos, Santana, Barra Funda, Tucuruvi, Pirituba, Morumbi, Ipiranga e Jaguaré, além dos municípios da zona metropolitana, Osasco e Cotia.
Na ocasião, o Corpo de Bombeiros recebeu 90 chamados para quedas de árvores e seis para desabamentos, sem registros de vítimas.
A Enel, concessionária responsável pelo fornecimento do serviço, confirmou a interrupção nesta quinta-feira, 16, mas atribuiu a queda às rajadas de vento de até 55 km/h e às chuvas.
“A distribuidora seguirá com reforço das equipes em campo para normalizar o fornecimento de energia aos clientes que tiveram o serviço afetado”, afirmou a empresa, em nota. Ao total, aproximadamente 290 mil pessoas ficaram sem luz.
No documento, a Enel também afirma que já restabeleceu o fornecimento de energia para 78% dos clientes impactados pelas chuvas.
“A empresa reforçou imediatamente o seu efetivo em campo para atender as ocorrências e, neste momento, cerca de 900 equipes seguem mobilizadas atuando hoje (16) nas ruas”, acrescentou.
Este é o segundo apagão na capital em menos de um mês – no último dia 3, um temporal com ventos de mais de 100 km/h atingiu o estado. Cerca de 1,3 mil imóveis passaram mais de seis dias sem energia elétrica. Em meio aos prejuízos, a Alesp abriu uma investigação contra a Enel.
Temporal no fim de semana
A previsão, segundo a Defesa Civil de São Paulo, é de temporal para o estado entre sexta-feira, 17, e domingo, 19. Há risco de deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes, especialmente entre a tarde de sábado e domingo.
Leia também

Alesp fica sem luz durante CPI que ouvia o presidente da Enel sobre apagões
Por CartaCapital
Presidente da Enel poderá ficar em silêncio durante depoimento em CPI
Por CartaCapital
São Paulo: com onda de calor, fornecimento de energia tem interrupções
Por Agência BrasilUm minuto, por favor…
O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.
Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.
Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.
Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.
Assine a edição semanal da revista;
Ou contribua, com o quanto puder.