CartaExpressa
São Paulo confirma o 1º caso da varíola dos macacos no Brasil
O homem infectado viajou à Espanha e segue em isolamento em hospital na capital paulista
O primeiro caso da varíola dos macacos no Brasil foi confirmado nesta quarta-feira 8, na cidade de São Paulo. O paciente é um homem de 41 anos que viajou à Espanha e está em isolamento no Hospital Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital paulista.
A Prefeitura de São Paulo também investiga o estado de saúde de uma mulher de 26 anos hospitalizada com suspeita de ter contraído a doença. De acordo com o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a paciente passa bem.
Em todo o País, sete casos suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde. Em nota divulgada na última segunda-feira 6, a pasta informou que os possíveis casos estão em Santa Catarina, Ceará, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia e São Paulo.
O governo federal também criou uma sala de situação para acompanhar o avanço da doença.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


