CartaExpressa
São Paulo concentra quase metade da população em situação de rua no País, aponta pesquisa
Apenas na capital paulista, 52.226 pessoas viviam nas ruas até fevereiro deste ano


Um levantamento realizado por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais aponta que o estado de São Paulo concentra quase metade da população em situação de rua no País. Apenas na capital paulista, 52.226 pessoas viviam nas ruas até fevereiro deste ano.
O monitoramento, conduzido pelo Observatório Brasileiro de Políticas Públicas com a População em Situação de Rua, foi divulgado nesta quarta-feira 5 pelo G1. O resultado, que considera dados do CadÚnico, indica um aumento de 8,2% em relação a novembro de 2022 na cidade de São Paulo. A pesquisa ainda ressalta que os números podem ter subnotificação de até 35%.
Nacionalmente, havia 206 mil pessoas em situação de rua, um crescimento de 7,4% desde o levantamento anterior. O estado de São Paulo concentra 86.782.
As outras capitais com maior contingente de pessoas em situação de rua são o Rio de Janeiro, com 12.752 pessoas; Belo Horizonte, com 11.111; Salvador, com 7.279; e Brasília, com 7.129.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Após queda de liminar, prefeitura de SP remove barracas de pessoas em situação de rua
Por CartaCapital
Boulos vai recorrer de decisão que autoriza a remoção de barracas de moradores em situação de rua
Por Alisson Matos