CartaExpressa
São Paulo bate recorde histórico de temperatura no domingo de Carnaval
Termômetros da cidade registraram 34,8ºC
O Instituto Nacional de Meteorologia, InMet, informou que a cidade de São Paulo bateu um novo recorde de temperatura neste domingo 2. Os termômetros da Estação do Mirante de Santana, na zona norte da capital, registraram 34,8°C, o maior valor observado na capital paulista desde o começo das medições oficiais, em 1943.
O marco histórico deste domingo também representa a temperatura mais alta do verão e de 2025. Segundo o InMet, o calor intenso foi causado por uma combinação de fatores atmosféricos, os quais afetaram a capital com uma forte onda de calor associada a um bloqueio atmosférico. Esse fenômeno impede a formação de frentes frias e dificulta a formação de nuvens.
A sensação térmica de São Paulo chegou a 42ºC com os efeitos da umidade relativa do ar. Nos centros urbanos, o a alta temperatura é mais intensa devido aos efeitos das ilhas de calor urbanas, nos quais o asfalto e o concreto absorvem esse calor e dificultam o resfriamento da cidade.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.


