CartaExpressa
Santos Cruz: ‘O problema é o presidente da República’
Segundo o general, saíram ‘do limite do razoável’ as explicações para a ida de Pazuello a um ato com Bolsonaro
O general Santos Cruz, ex-ministro da Secretaria de Governo na gestão de Jair Bolsonaro, fez uma dura crítica ao presidente e ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, um general da ativa, nesta sexta-feira 28.
Santos Cruz demonstrou contrariedade com o argumento, utilizado por Pazuello, de que o ato com Bolsonaro a que compareceu no Rio de Janeiro no último domingo 23 “não foi político”.
“O que está acontecendo é que saímos do limite do razoável e fomos para o limite do absurdo para ter que escutar coisa desse tipo”, afirmou o ex-ministro ao UOL. “É muito difícil até de comentar uma coisa dessa. Seria uma desconsideração muito grande com ele mesmo se a gente acreditasse nisso. É uma coisa tão infantil, sem cabimento, que a gente fica quase sem reação perante uma coisa dessa para o comandante do Exército”.
O general, porém, afirmou que a maior responsabilidade é de Jair Bolsonaro. “Isso [transgressão], se deixar para o Exército, o Exército resolve, coloca as coisas no lugar, não deixa a política afetar a instituição. (…) O problema não é o comandante do Exército. O problema não é nem o general Pazuello, nem a transgressão. O problema se chama presidente da República. Esse é o problema”.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Após Santos Cruz criticar Pazuello, Eduardo Bolsonaro diz que o general ‘parece um petista’
Por CartaCapital
Às Forças Armadas, Pazuello afirma que não foi a ato político
Por Estadão Conteúdo


