CartaExpressa
Santos Cruz defende se livrar de Bolsonaro e do bolsonarismo: ‘Não tem condições de ser líder’
Para o militar, é necessário que se organize a direita que fará oposição ao presidente Lula (PT) sem a participação do ex-capitão


O general Carlos Alberto dos Santos Cruz (Podemos), ex-ministro da Secretaria de Governo de Jair Bolsonaro (PL), afirmou que o ex-presidente “não tem condições de ser líder da direita”.
Para o militar, é necessário que se organize a direita que fará oposição ao presidente Lula (PT) sem a participação do ex-capitão.
“É preciso se livrar de Bolsonaro e do bolsonarismo. O ex-presidente não tem condições de ser líder da direita”, afirmou Santos Cruz ao Estadão. “Ele não é de direita. É um extremista populista que só prejudicou e acarretou desgastes à direita. É um dos destruidores da direita e transferiu sua responsabilidade política para os militares”.
De acordo com o general, Bolsonaro não tem capacidade de atrair o centro e, por isso, é preciso “se livrar do extremismo populista-bolsonarista”.
“Existem grupos na frente dos quartéis que foram desconsiderados e desrespeitados pelo presidente, pois, em maior ou menor grau, são seus seguidores”, chegou a escrever Santos Cruz. “O que se viu e se vê é a desonestidade, a falta de sinceridade do presidente sobre a realidade nacional para aqueles manifestantes”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Para reverter ações de Bolsonaro, Lula volta à Presidência com recorde de atos na largada do governo
Por Agência O Globo
‘Há uma relação entre o golpe de Estado na Bolívia e ações de Bolsonaro’, diz presidente do país
Por CartaCapital
NY Times destaca posse de Lula e chama Bolsonaro de ‘perdedor ausente’
Por CartaCapital