CartaExpressa
Sâmia Bomfim defende apoio a Baleia Rossi
PSOL, no entanto, ainda está dividido entre votar no emedebista ou lançar candidatura própria


A deputada Sâmia Bomfim (PSOL-SP) disse à Folha de S.Paulo que o partido está dividido sobre a eleição para presidência da Câmara dos Deputados.
Alguns parlamentares defendem a candidatura própria. Outros querem apoiar Baleia Rossi (MDB), apoiado por Rodrigo Maia (DEM-RJ).
“Acho importante compor o bloco. Com exigências claras, como a aprovação de uma renda básica, não pautar nenhum retrocesso na ‘agenda de costumes’, não pautar privatizações nem autonomia do BC”, disse ao jornal.
A deputada afirma que Arthur Lira (PP), candidato do governo, é um“perigo real”. “Acho ruim o PSOL ser identificado como a sigla que não atuou ativamente para derrotá-lo”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.