CartaExpressa
Salles demite superintendentes do Ibama em quatro estados
O ministro do Meio Ambiente só publicou a nomeação do novo chefe no Tocantins


O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, exonerou nesta sexta-feira 9 os superintendentes do Ibama em quatro estados: Bahia, Tocantins, Paraíba e Amazonas.
As demissões foram publicadas na edição de hoje do Diário Oficial da União e apontam uma exoneração “a pedido” de todos.
No Tocantins, o ministro já apontou um substituto – Luiz Carlos Fernandes, que assume o cargo de Flavio Luiz de Souza Vieira. Os outros estados ainda não têm designadas as novas chefias.
Foram demitidos, também, Rezende Guimarães Filho (Amazonas), Arthur Martins Marques Navarro (Paraíba) e Rodrigo Santos Alves (Bahia).
Atualmente, o Ibama sobrevive com o menor orçamento das últimas duas décadas e está sob o risco de ser aglutinado com o ICMBio, autarquia que cuida da gestão da biodiversidade brasileira.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.