CartaExpressa
Sabatina de Galípolo será no mesmo dia da votação no plenário do Senado
O relator da indicação será o líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA)


O presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, Vanderlan Cardoso (PSD-GO), agendou a sabatina de Gabriel Galípolo para 8 de outubro, mesmo dia em que o plenário da Casa votará a indicação do economista para a presidência do Banco Central.
Cardoso afirmou ter tomado a decisão “após ouvir os senadores”. O relator da indicação será o líder do governo, Jaques Wagner (PT-BA), como já havia indicado o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT).
A sabatina e a análise no plenário ocorrerão, portanto, dois dias depois do primeiro turno das eleições municipais.
Gabriel Galípolo foi escolhido pelo presidente Lula (PT) no fim de agosto para comandar o Banco Central. Desde junho de 2023, ele é o chefe da Diretoria de Política Monetária da instituição. O economista assumirá o novo cargo no início de 2025, com o término do mandato de Roberto Campos Neto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Galípolo e o furacão
Por Carlos Drummond
‘Vai trabalhar com a autonomia que o Meirelles teve’, diz Lula sobre Galípolo no BC
Por CartaCapital
Vai passar por pressão como eu passei, diz Campos Neto sobre Galípolo
Por CartaCapital