CartaExpressa
Rui Costa: governo Lula pedirá à PF investigação contra fake news sobre chuvas no RS
A solicitação partirá do ministro da Justiça e da Segurança Pública, Ricardo Lewandowski
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou nesta terça-feira 7 que o governo pedirá à Polícia Federal uma investigação contra a disseminação de notícias falsas sobre as consequências das fortes chuvas no Rio Grande do Sul.
Segundo o mais recente balanço da Defesa Civil gaúcha, 90 pessoas morreram em decorrência dos temporais e 4 mortes seguem sob investigação. Há também 131 desaparecidos, 362 feridos e 204,3 mil pessoas fora de casa (considerando desabrigadas e desalojadas).
“Pedi que o ministro [Ricardo] Lewandowski (da Justiça) desse uma entrevista à imprensa anunciando que vai pedir à Polícia Federal que abra procedimento e que a AGU, junto com o Ministério da Justiça, irá acionar os órgãos competentes para consequente ação judicial e de responsabilização dessas pessoas”, disse Costa.
O anúncio surgiu durante uma reunião na sala de situação criada pelo governo Lula (PT) em Brasília para lidar com a tragédia no Rio Grande do Sul.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Tragédia no RS pode forçar o Brasil a importar arroz e feijão, diz Lula
Por André Lucena
Receita prorroga prazo de entrega do Imposto de Renda em municípios do RS atingidos por chuvas
Por CartaCapital



