CartaExpressa
Rosa Weber enviou mensagens de cobrança a Ibaneis durante atos golpistas: ‘Já entraram no Congresso’
Os diálogos foram extraídos pela PF do celular do governo afastado do DF


As mensagens extraídas pela Polícia Federal do celular do governador afastado do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), revelam um diálogo com a presidente do Supremo Tribunal Federal, Rosa Weber, logo após a invasão do Congresso Nacional por terroristas bolsonaristas, em 8 de janeiro. O material foi revelado pelo jornal O Globo nesta quinta-feira 9.
“Já entraram no Congresso”, escreveu a magistrada às 15h25. Dois minutos depois, veio a resposta do governador: “Coloquei todas as forças de segurança nas ruas”.
Weber, preocupada com uma possível ação golpista contra o prédio do STF, enviou outra mensagem na sequência: “O Secretário de Segurança do DF [Anderson Torres] está de férias, por isso o contato direto com o senhor”. Ibaneis, então, devolveu: “Estamos cuidando”. Ele também encaminhou o contato do secretário de Segurança em exercício, Fernando Oliveira.
Ibaneis Rocha foi afastado do governo do DF ainda na noite de 8 de janeiro, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF. Alvo de investigação por suspeita de omissão, o emedebista foi alvo de busca e apreensão, dia em que a PF obteve o seu celular.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ibaneis minimizou alerta sobre invasão do Congresso, mostram mensagens: ‘Não teremos problema’
Por CartaCapital
Golpismo/ Bagres, tubarões e carpas
Por CartaCapital
TSE deve julgar na terça se mantém minuta golpista em ação pela inelegibilidade de Bolsonaro
Por CartaCapital