CartaExpressa
Rosa Weber é eleita para a presidência do STF; Barroso será o vice
A ministra também sucederá Luiz Fux no comando do Conselho Nacional de Justiça


O Supremo Tribunal Federal elegeu nesta quarta-feira 10 a ministra Rosa Weber para presidir a Corte e o Conselho Nacional de Justiça, como sucessora de Luiz Fux. Luís Roberto Barroso foi escolhido para o posto de vice-presidente do STF.
A tradição do Supremo é eleger o integrante mais antigo que ainda não tenha assumido a presidência. Rosa não cumprirá os dois anos de mandato porque se aposentará em outubro de 2023, quando completará 75 anos.
“Essa tradição não ofusca, não inibe, não prejudica o fato de eu estar sensibilizada pelo voto de confiança de vossas excelências. Exercer a chefia do Poder Judiciário, para uma juíza de carreira como eu, que está há 46 anos, é uma honra inexcedível”, disse a ministra nesta quarta. “Em especial nesses tempos tumultuados que nós estamos vivendo, o exercício deste cargo trata-se de um imenso desafio.”
Rosa Weber recebeu dez votos na eleição interna – ou seja, foi a única entre os ministros da Corte a escolher outro nome. A posse está marcada para 12 de setembro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Maioria do STF aprova projeto de reajuste de 18% para salários de juízes e servidores, com teto de R$ 46,3 mil
Por Agência O Globo
Juiz manda ao STF relatório da PF com mensagens de líder do governo pedindo dinheiro a empresário
Por Agência O Globo
Aras volta atrás e pede ao STF para rejeitar denúncia contra Aécio Neves decorrente da Lava Jato
Por Agência O Globo