CartaExpressa
Roberto Jefferson é atendido em pronto-socorro após ‘mal-estar gástrico’
O episódio acontece no dia em que veio à tona a informação de que a PGR apresentou uma denúncia contra o bolsonarista ao STF


A Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro informou que o presidente do PTB, Roberto Jefferson, foi encaminhado a uma Unidade de Pronto Atendimento por alegar um “mal-estar gástrico”, na tarde desta segunda-feira 30.
Em nota, a pasta declarou que Jefferson foi atendido no Pronto-Socorro Hamilton Agostinho, no Complexo de Gericinó. O órgão informou ainda que o bolsonarista passou por exames, foi medicado e, após avaliação médica, recebeu alta e retornou à prisão.
Jefferson foi ao hospital no dia em que veio à tona a informação de que a Procuradoria-Geral da República apresentou uma denúncia contra ele ao Supremo Tribunal Federal, por uma série de delitos, como incitação à prática de crimes e homofobia. A PGR também requer que o ex-deputado cumpra prisão domiciliar, por questões de saúde.
Aliado do presidente Jair Bolsonaro, Jefferson foi preso em 13 de agosto, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF, após uma sequência de publicações e entrevistas em que estimula ataques aos Poderes Judiciário e Legislativo.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.