CartaExpressa
Rio Grande do Sul contabiliza R$ 10,4 bilhões em prejuízos; setor habitacional lidera danos
Deste total, 4,6 bi representam os danos do setor habitacional


As tempestades que castigaram o Rio Grande do Sul nas últimas semanas já somam mais de 10,4 bilhões de reais em prejuízos, aponta um boletim parcial divulgado pela Confederação Nacional dos Municípios nesta sexta-feira 24.
Deste total, 4,6 bi representam os danos do setor habitacional.
O boletim mais recente da Defesa Civil aponta que as enchentes deixaram mais de 108 mil casas destruídas e vitimou ao menos 163 pessoas.
Cerca de 775 mil pessoas estão desabrigadas e outras 63 permanecem desaparecidas.
De acordo com a CNM, o número de desabrigados em razão das chuvas no RS já é maior do que o total de pessoas desalojadas e desabrigadas em 16 estados juntos, considerando-se todos os tipos de desastres dos últimos 11 anos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Inmet prevê tempo seco para o Rio Grande do Sul em junho
Por Agência Brasil
As justificativas de Mourão para seu ‘sumiço’ durante a tragédia no Rio Grande do Sul
Por CartaCapital