CartaExpressa
Ricardo Salles levanta campanha para permanência em cargo de ministro
Ministro parodiou frase de D. Pedro I para levantar hashtag a favor de si mesmo


Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente, deu sinais de vaidade neste domingo pelo Twitter.
Após um editorial deste domingo 11 da Folha de S. Paulo pedir pela saída do ministro – pelo bem da Amazônia, da governança ambiental, dos recursos naturais, da reputação e da ciência brasileira, pontos básicos -, Salles, irônico, compartilhou um print da manchete e acrescentou: “‘Se é para o bem de todos e felicidade geral da esquerda, digo à Folha que fico”… #ficasalles'”.
"Se é para o bem de todos e felicidade geral da esquerda, digo à Folha que fico"… #ficasalles https://t.co/leyiKLtyJa
— Ricardo Salles MMA (@rsallesmma) October 11, 2020
O ministro parodiou uma fala de D. Pedro I, que, chamado pela Corte Portuguesa para retornar à metrópole em 1822, meses antes da independência, escreveu a famosa carta do “Dia do Fico”.
Salles encontrou seu paralelo perfeito. De fato, algumas de suas pretensões parecem lembrar tempos coloniais de exploração dos recursos naturais brasileiros a qualquer custo. Será que “passar a boiada” está registrado em algum caderno oculto do imperador do Brasil?
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.